You are hereBlogs / PU1PRF's blog / Visita de Célio Cavalcante PT7ACZ à Casa do Radioamador de Nilópolis

Visita de Célio Cavalcante PT7ACZ à Casa do Radioamador de Nilópolis


PorPU1PRF - Enviado em 13 January 2008

O presidente da Casa do Radioamador e do PX clube de Nilópolis, Belmiro Rocha, prefixo: PU1ROC, e toda sua diretoria receberam nesta data do último dia 23 de dezembro de 2007, em sua sede a rua Antonio Cardoso Leal, onde se fazia presentes os colegas radioamadores: Walter Oliveira – da MB prefixo: PY1WJ, o Advogado Calazans, prefixo: PY1MC, Airton prefixo: PY1AGO, Jair, prefixo: PY1JUF, Marquinho, prefixo: PY1PW, Guilherme, prefixo: PU1MIT e o suboficial da Aeronáutica Alejandro prefixo: PY1ACZ. Os mesmo deram boas vindas ao Diretor da Rede de Emergência do Poder Judiciário-REPJ, sistema de radioamadorismo e faixa do Cidadão da Comarca de Forquilha, Senhor Célio Cavalcante PX7B2676/ PT7ACZ, onde naquela oportunidade o visitante ortogou vários Diplomas do Grupo de Radioamador da Zona Norte do Ceará- Grazon, do Grupo de Radioamadores Mandacaru- Graman e do Grupo Forquilhense de Radioamadorismo e Faixa do Cidadão alem de exemplares do Jornal A Folha. Célio Cavalcante ficou muito alegre, pois houve um reencontro de dois amigos da velha guarda da Faixa do Cidadão entre os quais o Walter Oliveira da Marinha do Brasil e do conceituado Advogado Dr. Calazan, onde estes nos anos 80, sempre em total alerta como a força do pássaro pelicano, mantinham achama acesa através das ondas elétricas magnéticas para salvar vidas dentro o serviço humanístico do radioamadoristico brasileiro. O presidente da CRA/PX - Senhor Belmiro Rocha, ortogou Diploma do Aniversario dos 27 anos de fundação da Casa do Radioamador e do PX Clube de Nilópolis ao Diretor da REPJ – Célio Cavalcante, que também recebeu exemplares em nome do presidente do Grazon – Dr. Edson Lopes, PT7BB, do Graman – Jucival Júnior PX7C0196/PT7AR. E do Diretor do Jornal A Folha Jacinto Pereira PU7PAS. Foi mais um momento de reconhecimento fraternal.

retirado do site do Jornal A folha Digital.

Neste último sábado 21 de dezembro de 2013, o Grupo de Radioamadores das cidades de Forquilha e Sobral-SOFOR, em comum acordo com a direção da Rádio Pioneira de Forquilha 830 kHz AM, que tem na administração os competentíssimos Gerardo Neto e Dra. Daniela Ribeiro se organizaram com seus quadros de profissionais de comunicadores, para festejar o clima natalino, no Balneário municipal de Forquilha as margens do Açude Público. Compareceu aquele ambiente da fraternidade os seguintes radialistas: Juarez Siqueira; J. Carlos; Paiva Dias; Alan Lima; Jacinto Pereira; Danusío Melo; Cleide Cavalcante; Leonardo Ferreira; Cristiano Madeira; Júnior Costa; Jair Kovalick; Esquerdinha; Laécio Melo; João Aristide (Sonoplastia ); Wellington Soares; Chaga Negreiros; Rodrigues Neto; Elder Martins e o aniversariante do dia Valmir Dias entre outros funcionários desta Emissora de Radiodifusão forquilhense. O Prefeito Municipal de Forquilha Dr. Gerlásio Martins de Loiola e seu Secretário de Cultura e Turismo Josias Marques e o Presidente do Partido dos Trabalhadores de Forquilha Inspetor Flavio Marque e esposas alem do Vereador Carlos Wagner Araújo Cavalcante marcaram com suas presenças para fortalecer os laços fraternais entre os radioamadores e imprensa de Forquilha, Santa Quitéria e Sobral no estado do Ceará. Os radioamadores do SOFOR entusiasmaram com suas presenças listadas por: Adriano Sousa Rodrigues PU7NOX; Carlos Feitosa PU7OCF; Cícero Oliveira PU7MCO; Ronaldo Roges PU7OLD; Edilmar Martins PT7ED; PU7NHC; Lucidio Silva PU7MPY; Campos PT7AHT; Danúzio Melo PT7DN; Jacinto Pereira (PU7PAS); Daniel (PT7MM); Anacleto (PU7PYZ); Hidelbrano (PU7MLH); Wilson Oliveira (PT7MJM) e Célio Cavalcante (PT7ACZ), entre outros que assistiram as entrevistas ao vivo pelas ondas da 830 kHz Rádio Pioneira que transmitiu todo evento alem de acompanhar a entrega e sorteios de prêmios natalinos aos participantes pela Diretora Daniela Ribeiro que finalizou convidando para o farto almoço com diversificado pratos de comidas Nordestinas. Feliz Natal e um Prospero Ano Novo! Por Célio Cavalcante membro correspondente da ACEJI e do Jornal Circular da cidade de Sobral-Ceará.

A terra voltou a tremer na região da Serra da Meruoca na manhã desta quarta feira (17/07/2013). O tremor, não causando prejuízos. O fato ocorreu por volta de aproximadamente às 08h12min, e não foi sentido em outros municípios da região. Apesar do tremor não ter sido perceptível o barulho é que assustou moradores que já vivenciaram outras situações semelhantes. Vamos aguardar as informações oficiais dos registros sísmicos através do Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN), Departamento de Geofísica (DGEF), Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) e da Defesa Civil. Os Radioamadores estão sobre alerta geral, informa o voluntário da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores - Rener atrelada ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CENAD vinculado ao Ministério da Integração Nacional-MI, Sr. Célio Cavalcante de prefixo PT7ACZ - Forquilha-Ceará.
A T E N Ç A O D A D O S C O N F I R M A D O
Hoje, 17/07, fomos informados pelo radioamador Célio Cavalcante, de Forquilha-CE, de que um tremor de terra tinha sido sentido na Serra da Meruoca. Analisando os dados da estação NBMO (Morrinhos-CE), da rede RSISNE, verificamos que um evento de fato ocorreu às 11:14 UTC (08:14, hora local). A magnitude preliminar foi estimada em 1.7 O registro do evento em NBMO está na Figura 1. A atividade sísmica na Serra da Meruoca vem ocorrendo praticamente de forma contínua desde 2008 comperíodos de alta e baixa atividade. Não é possível prever como será a evolução dessa atividade. Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Suélio Carolino, Regina Spinelli. Fonte oficial no site:
http://sismosne.blogspot.com.br/2013/07/novo-tremor-na-regiao-de-sobral-... - Estas e outras no diário de notícia do radioamador Célio Calcante PT7ACZ - FORQUILHA-CEARÁ.

AO CENTRO NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DESASTRES - MI - Prezados técnicos do CENAD e da RENER, nós voluntários da RENER estamos sobre alerta no serviço radioamadorístico da região noroeste cearense, com as repetidoras de VHF freqüência 145.250 MHz da LABRE-CE interligada via satélite através da conferência Nacional Itatiaia na Rede Mundial de Computadores. Informamos um novo tremor de terra de magnitude 2,9 sobre o registro sísmico da estação UFRN ocorrido em 17-03-2013 às 17h28min. Observe no blogger Sísmico do Nordeste de responsabilidade da U.F.R.N.site: http://sismosne.blogspot.com.br/2013/03/novo-tremor-na-regiao-de-sobral-... – O epicentro foi localizado na Serra da Meruoca. Seguindo os técnicos da UFRN áreas Sísmicas estão localizada entre os Municípios de Alcântaras, Jordão e Meruoca. Por Célio Cavalcante radioamador classe “A” de prefixo PT7ACZ voluntário da RENER e da Cruz Vermelha Brasileira Filial municipal de Lavras-MG.

PESQUISADOR DA PRÉ-HISTÓRIA CÉLIO CAVALCANTE DESCOBRE FAMOSO RADIOAMADOR DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO - Na qualidade de um fiel telespectador da Rede Globo de Televisão, tive o privilégio como também pesquisador no campo das ciências: Comunicação Científica; Ufologia; Paleontologia; Arqueologia entre outras que eleva o conhecimento da humanidade, de ouvir na freqüência de VHF nosso emblemático repórter radioamador da Rede Globo de Televisão Ernesto George Paglia de prefixo PU2UZZ que aos 27 anos de idade, tornou-se um dos mais jovens correspondentes internacionais da Rede Globo. Já esteve envolvido na produção de mais de 60 documentários, sendo os mais significativos sobre temas relacionados ao meio ambiente, onde também esteve duas vezes na Antártida e no Ártico e conhece todas as ilhas oceânicas brasileiras. É bom que se diga que em suas caminhadas pelo universo terrestre não larga de sua estação móvel, seja no Mar na Terra ou no Ar, ou seja, um verdadeiro guardião das comunicações do nosso Brasil. Por Célio Cavalcante PT7ACZ radioamador classe “A” membro voluntário da RENER e da Cruz Vermelha Brasileira, Filial Municipal de Lavras - MG.

Aproveito este dia 27 de janeiro de 2013, para dizer que há mais de 100 anos o homem já desfruta da comunicação pelas ondas de Rádio Freqüência e embora a invenção do rádio esteja associada o primeiro homem a transmitir a voz humana por ondas de rádio foi um "Padre Brasileiro", nosso inesquecível Padre Roberto Landell de Moura que conduziu no dia 03 de Junho de 1900 um experimento que permitiu a transmissão e recepção de sinais de voz entre a Av. Paulista e os altos do Bairro de Santana, o evento foi coberto pela Imprensa sendo até destaque no Jornal do Comércio do dia 10 de Junho de 1900, também presenciaram o importante feito o Sr. P.C.P. Lupton, representante do Governo Britânico e sua família. Ativando este fato histórico, ou seja, este legado devido as dificuldades de propagação dos sinais de Rádio em "freqüências muito altas" ou " Very High Frequency - VHF" os Radioamadores desenvolveram um sistema interessante para transpor obstáculos que consistia de uma estação de rádio estrategicamente posicionada do ponto de vista geográfico num local bem alto, esta estação permitia a recepção dos sinais de outras estações e os re-transmitia à outras, dessa forma uma estação que não podia se comunicar diretamente com outra utilizava a estação "central" como intermediária, a estação intermediária passou a ser chamada de Estação Repetidora. Em Forquilha-Ce, tudo começou na década de 80 quando os rádios operadores da faixa do cidadão e unidade do radioamadorismo vivenciava o dia 01 de maio de 1984, quando Forquilha ainda era Distrito de Sobral-Ce, e ali se encontrava na Praça Dona Mocinha Viana para comemorar o dia do trabalhador, os rádios operadores Célio Cavalcante PX7B2676/PT7ACZ, Onélio Gomes de Araújo hoje PU7MOG e o Policial e Radioamador Chico Loiola com seu prefixo de PT7QH hoje PT7CL. Estes com seus HTs nas freqüências dos 11 metros, ou seja, Faixa do Cidadão de 26.965 kHz a 27.605 kHz, interagindo com os colegas: João Alencar de Souza PX7B 2536 PT7MJO e Anastácio Wellington Mendes Cavalcante PX7B2702. Chagando os anos noventa, é criada a Rede de Emergência do Poder Judiciário-REPJ (Sistema de Rádio Faixa do Cidadão e Unidade radioamadorísticas da Comarca de Forquilha), aonde a MM Juiz Dra. Ana Cleyde Viana de Sousa e os representantes do Ministério Público Estadual nas pessoas: Dra. Antônia Lima Sousa e do eminente Dr. Germano Guimarães Rodrigues entres outros promotores que deram total apoio este sistema de comunicação. Hoje é chegada à hora de se mostrar os primeiros HTs utilizado em solo Forquilhense por este servidor da Pátria e da humanidade Célio Cavalcante radioamador classe “A” de prefixos: PX7B2676 – PT7ACZ, membro voluntário da RENER e da Cruz Vermelha Brasileira, Filial Municipal de Lavras - MG. (1º HT Marca Cobra (Faixa do Cidadão); 2º) HT Marca Icom V-68 (VHF); 3º) TH Marca Vertex (VX-150 – VHF) e o 4º) HT é da Marca Baofeng (Dual Band: VHF 136 -174 e UHF 400 - 470MHZ). Com estes últimos equipamentos apresentamos (Foto) meu neto João Klébio nosso futuro radioamador mostrando toda evolução tecnológica destes aparelhos transmissores e receptores que foram e serão tão bem utilizado pelo (Guardião da Arqueologia Cearense), Célio Cavalcante decano do radioamadorismo forquilhense. Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante, membro correspondente da ACEJI e do Jornal O Circular da Cidade de Sobral-Ceará.

Aconteceu neste último sábado dia 17 de dezembro de 2011, nas dependências da chácara do Dário as margem do Açude Público Forquilha, a festa de confraternização de final de ano, dos radioamadores das cidades de Sobral e Forquilha. O evento contou com mais de 70 pessoas entre convidados além de operadores onzemetristas e radioamadores que se faziam acompanhar de seus amados familiares. Os presentes saborearam um gostoso churrasco de dois carneiros, com arroz, farofa, feijoada e vinagrete além de uma boa quantidade diversificada de refrigerante e bebidas de pequeno teor alcoólico. Por volta de 13h00min, aconteceu uma brincadeira de um bingo sobre a locução do Radioamador Danúzio Melo PT7DN sendo ganhador por duas vezes o radioamador PU7PAS Jacinto Pereira que se fazia acompanhar de sua esposa Dona Lucimar. Um fato destacável no evento foi à presença especial de dois motoqueiros do Grupo Guará de Motoqueiros de São Luiz do Maranhão, nas pessoas dos andarilhos Geovan Andrade e Omar que se deparam na estrada da vida com nosso operador onzemetrista Júnior Régo de prefixo PX7G4039 conhecido internacionalmente com sua Bicicleta, que é equipada com diversos eletrônicos. As Famílias radioamadorística da Zona Noroeste Cearense nas pessoas: Onélio Gomes Araújo PU7MOG; Campos PT7AHT; Cícero Oliveira PU7MCO; Edilmar Martins PT7ED; Célio Cavalcante PT7ACZ; Chico Pontes PT7MNP; Alex PU7NHC; Marcos Caiocá PU7MWP; Auricélio Amaro (Belo) PU7PMB; Hidelbrano PU7MLH; Júnior PT7AR e Daniel PT7MM alem dos amantes do radioamadorismo brasileiros entre eles: Dr. Abdias Araújo; José Amaro dos Santos e Esposa Ana; Da Vice-Presidenta da Câmara Municipal de Forquilha Vereadora Jane Rodrigues; Do Educador da área de Segurança Trabalhista do SISE Lucídio; Do Empresário Musical Luiz Carlos; Do Cineasta Ronaldo Roger que se fazia acompanhar de seu genitor Siríaco aonde estes proporcionaram som mecânico para aquele ambiente com diversificadas músicas da atualidade. Estes já mencionados vêm de público agradecer o apóio cultural do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Dr. Edmundo Rodrigues; Do Chefe do Setor de Zoonose da Prefeitura Municipal de Sobral Dr. Raimundo Vieira Dias Neto; Do Humorista e Diretor de Cinema Djalma Prado e do Empresário Comercial Chicantonho Prado, pela consideração imprescindível neste mega evento. O experimente e respeitável Radioamador sobralense Antônio Francisco Campos PT7AHT, aproveitou para entregar uma ficha de inscrição para os novos canditados que irão submeter às provas para o ingresso ao radioamadorismo. Aproveitamos para desejar um Feliz Natal e um florescer Ano Novo de 2012 cheio de realizações a todas famílias! Estas e outras no diário de notícia do radioamador Célio Cavalcante, membro correspondente da ACEJI.

Ola boa tarde .Eu me interesso muito pelo radio amadorismo,então resolvi postar neste ótigo blog para obter uma resposta como eu começo no radio amador qual equipamento bom para começer,onde encontrar eu moro em apartamento terei problema com tvi em propagação de rf é possivel usar radio dentro de um apartamento . Bem fico aguardando alguma dica certo de ser atendido desde já muito obrigado. Se alguem tambem tiver alguma dica pode enviar pelo meu email este:nsnbrasil@gmail.com

“PRECURSORES DO RADIOAMADORISMO DA CIDADE DO CRATO-CEARÁ”
O Radioamadorismo na hospitaleira cidade de Padre Cícero Romão Batista, o velho Crato na região do Cariri, na década de 50 foi muito atuante e é exemplo a ser seguido por nossas autoridades do século XXI. Um fato memorável foi o projeto de Lei de Nº. 476 do dia 10 de julho de 1959 que foi a plenária na Augusta Casa Legislativa Cratense, que isenta em 50% a despesa de consumo de energia elétrica do radioamador que filiado a Rede Nacional de Radioamadores tiver estação transmissora em funcionamento no Município. A seguinte Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Prefeitura Municipal do Crato, 10 de julho de 1959. Prefeito Municipal José Horacio Pequeno. Agora entramos na luz alvorecente da história destes verdadeiros ícones das comunicações que fizeram filantropia para o bem de nossa humanidade. Herbene A.P. Brito prefixo: PY7VHM; José Morel Nobre, prefixo: PY7VLN; José Oliveira Lima, prefixo: PY7VHD; Luciano Sampaio, prefixo: PY7VNY; Luiz de Borba Maranhão, prefixo: PY7VHF; Macário de Brito Monteiro, prefixo: PY7VHZ; Osmar J.S. Leite, prefixo: PY7VLJ; Oswaldo Honor Brito, prefixo: PY7VEH; Zé Cirilo e a última uma grande mulher transmitindo e enviado flores nos jardins das ondas elétricas magnéticas do espaço sideral , Terezinha Pinheiro Nobre de prefixo: PY7VMG. Nosso reconhecimento também ao Jornalista Radioamador Dihelson José Mendonça Sousa de prefixo PT 7 DMS que tem mostrado em seu Blog a Pré-história cratense. Por Célio Cavalcante PT7 ACZ (Guardião da Arqueologia).

Quero atravez deste e-mail agradecer a atenção desta casa, que com muito carinho nos recebe, Parabéns,Não posso deixar de Falar de uma pessoa que podemos dizer que é uma alavanca, que com sua educação e vontade de ajudar nos deixa bem Informado, meu Amigo Edvaldo de Nova Iguaçu, Parabéns a todos dessa Casa meu Amigo e Presidente Marquinho e seu Vice Rocha. Parabéns

Esse é um dos grandes nomes do Radioamadorismo Nordestino e é claro, Brasileiro.

. .

ATENÇÃO: O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade de seus autores e pode não expressar a opinião e posição do Rio DX Group.

Pesquisar

Navegação

Tags para este blog

    Blog sem tags

    Quem está online

    No momento há 1 usuário e 106 visitantes online.

    Novos usuários do site

    • PU1PAX
    • PU1LMN
    • PU1YTB
    • pu1vkg
    • PY4ME

    Divulgar

    Conteúdo sindicalizado