You are hereBlogs / PR1T's blog / Hoje era dia de faxina...

Hoje era dia de faxina...


PorPR1T - Enviado em 10 November 2008

Estava previsto de subir hoje a gondola com os elementos das pontas da yagi de 20m para a torre #2. Infelizmente, o amigo que vinha ajudar deu o furo e desapareceu.

Para não perder as horas disponíveis, e aproveitar a chegada do greyline atrasada pelo horário de verão, resolvi fazer um projetinho rápido que logo na inauguração se mostrou uma bela ferramenta para a PR1T: uma antena yagi de 3 elementos para RDF (radio direction finding) para 144MHz.

Uma fita métrica chinesa de R$3,50, uns pedaços velhos de pvc marrom, 5 tês, duas braçadeiras sem fim, um pouco de cabo de 75ohms (multiplo de meia onda...) , conector PL-259, um pouco de fita isolante e pronto... Excelente relação frente e costas, facil manobrabilidade.

 

antena RDF 144MHz

Olha só que artefato lindo... quer saber mais? É melhor olhar direto no site onde achei a receita: http://home.att.net/~jleggio/projects/rdf/tape_bm.htm

Se você se pergunta o que isso tem a ver com contestes, PR1T, essas coisas... bem, assim que terminei a dita cuja, prendi-a no rack do carro e fui dar uma volta. O radio de VHF do carro sintonizado em 144Mhz, em AM (acho que foi a primeira vez que esse rádio teve alguma utilidade... hihi). Por vários postes que passei pude escutar o ruído de centelhamento, QRN. Voltei pra casa, feliz pela yagi funcionar FB, e p. da vida pela quantidade de postes centelhando. Quero ver PLC funcionar com isso!

Assim que der vou dar uma volta pelas redondezas, mapa na mão, marcando os postes barulhentos. 

 

73 pra quem teve saco de ler até aqui...

Felipe Ceglia - PY1NB

PR1T TEAM

. .

ATENÇÃO: O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade de seus autores e pode não expressar a opinião e posição do Rio DX Group.

Pesquisar

Navegação

Tags para este blog

Quem está online

No momento há 1 usuário e 49 visitantes online.

Novos usuários do site

  • PU1PAX
  • PU1LMN
  • PU1YTB
  • pu1vkg
  • PY4ME

Divulgar

Conteúdo sindicalizado