You are hereBlogs / PR1T's blog / Faxina na torre #2

Faxina na torre #2


PorPR1T - Enviado em 09 November 2008

No sabado a tarde, com a ajuda do PY1RY subi o rotor, e montei o amortecedor de torque. Separamos os cabos coaxiais para as antenas, liguei no rotor o cabo chato (cabo de elevador) com a fiação de controle. Passei um cabo de aco de 1/16 entre a torre e a casa para fazer a sustentação dos cabos que vem pro shack.

Domingo pela manhã subi na torre, prendi o cabo coaxial para a antena de 40m, fiz o conector PL-259 (usei a técnica de montagem que aprendi com o Thomas SM0CXU, fica FB) que na ponta do cabo que vai na antena de 20m, desenbolei a massaroca de cabo e levei la pra torre. Prendi os 3 cabos, rotor e 2x RG213 no cabo de aço com fitilhos de nylon preto, e puxei para o telhado da casa. Essa pequena brincadeira começou as 8hs, e acabou as 13h.

Depois do almoço passei os cabos pelo sótão, liguei a antena de 40m na lata com os stubs, estacionaria OK. Liguei o rotor... o freio estala, mas não sai do lugar. Medi tudo, aparentemente tá tudo ok, mas um dos interruptores de fim de curso parece estar travado.

Mais uma viagem torre acima, pronto pra desmontar rotor e traquitanas afins e então descera tralha toda. Antes de desmontar tudo, resolvi testar com o rotor em funcionamento: com uma pequena ajuda ele vira a antena, prum lado e pro outro. Sinal de que o cabo de controle era fino e comprido. Não sei o que é pior, desmontar o rotor, ou repassar os cabos pra casa... Pelo menos desmontando eu nao perderia os fitilhos que gastei... hihihi

Chamo PY1YB no msn, e eis que nosso patrono e guru vem com uma receita fantástica: tirar o capacitor de start de dentro da caixa de controle do rotor, e levar pra perto do mesmo. Com essa manobra, sobrou um par de fio, e então pude colocar 2 pernas em paralelo
para cada direção que o rotor vira. Funcionou lindo, o capacitor de start agora reside dentro de um potinho de cebion.

Mesmo que não dê pra rolar um multi single, 40M HP já tá garantido.

73 pra quem teve saco de ler até aqui...

Felipe - PY1NB
PR1T TEAM

Um comentário,

Fico feliz e com uma inveja danada, mas da boa, estou QRT e por absoluta falta de tempo ainda não começei a montar as torres na nova casa. Nem desmontei na antiga!!!!
Isso faz parte, além do mais quanto mais subir e descer da torre, passar fios, ajustar a antena e a estação mais aumenta da gana dos contatos e de ver a estação cada vez com o desempenho melhor...
Em breve, espero, estarei fazendo parte dessa zoada toda!

fte 73

a ideia é fazer barulho mesmo uauauauau!!!!

Esquenta não Carlos Alberto, estaremos em breve juntos fazendo este barulho que o Luc está esperando..... vamos jogar spurios para todos os lados hehehe

73´s
Fábio
PY1ZV
RIO DX GROUP
PR1T TEAM

Felipe,

Ótimo relato sobre o "Domingão na Estação". A técnica do capacitor foi genial. Eu tive que fazer o mesmo na minha torre na PX8C, Belem, pois usei cabo de rede para alimentar o rotor hi hi hi.

Tudo indica que a PR1T vai fazer muito barulho este ano!!

Forte 73

Luc PY8AZT

Olá Felipe...

Lendo seu relato, não achei nenhuma chatisse chegar até o final...

Dá a nitida ideia de como é trabalhoso, e como já lhe disse, é um pesar eu morar longe...

Parabens...

Carlos Alberto
PY4XX

. .

ATENÇÃO: O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade de seus autores e pode não expressar a opinião e posição do Rio DX Group.

Pesquisar

Navegação

Tags para este blog

Quem está online

No momento há 1 usuário e 146 visitantes online.

Novos usuários do site

  • PU1PAX
  • PU1LMN
  • PU1YTB
  • pu1vkg
  • PY4ME

Divulgar

Conteúdo sindicalizado