You are hereBlogs / PU5AAD's blog / Um iniciante na "banda mágica"

Um iniciante na "banda mágica"


PorPU5AAD - Enviado em 07 July 2008

Antena direcional de três elementos para a banda de seis metros. Hummmm... No inicio pensei cheguei a pensar que não seria muita coisa, que necessitaria de algo maior, mais poderoso.
Bom, vou desde o inicio.
Minha curiosidade pela banda dos seis metros começou a pouquíssimo tempo atrás, após ler alguns artigos e matérias sobre a faixa “mágica”. Comecei a pesquisar em sites de radioamadorismo sobre o tema, cada vez mais com curiosidade e entusiasmo. Busquei informações com amigos que já operaram na banda, ficando cada vez mais fascinado, tanto pelos QSOs como pelas dificuldades de se realizar um contato com pouca ou sem nenhuma propagação.
Legal, pensei- Tenho um rádio que faz a banda (Yaesu FT-897D), só me falta a antena. Liguei para meu amigo José Galdino, PU5ATX, e conversei com ele sobre a antena necessária para mim. Meu amigo José foi quem fabricou a maior parte das antenas que tenho, com exceção apenas para a UVS-300 e a 3DX3. Para que todos tenha noção do trabalho dele, com a direcional de 12 elementos para banda dos 2 metros, aciono duas repetidoras que estão a uma distancia considerável; a 145.310 (Campo Alegre) que está a aproximadamente 250 KM e a 145.210 (Curitiba) que se encontra a mais de 300 KM de minha base. Isso sem depender de propagação.
Cito esse exemplo para justificar minha total confiança em seu trabalho.
Após a antena feita, eu, José Galdino e mais o amigo Daniel PP5DA, tratamos de levantá-la, no mesmo mastro da direcional da banda de 2 metros. Prendemos a antena a aproximadamente 2 metros e meio abaixo da outra para evitar que uma ressonasse na outra. Após a fixação dela, vamos a medição de ROE. Foi uma surpresa, pois a estacionaria ficou praticamente zerada de 50 a 54 Mhz.
Nesse ponto, minha ansiedade já estava a mil por hora. Louco para correr todas as freqüências da banda, ficando na “coruja” até aparecer alguma figurinha e realizar meu primeiro contato na banda. Porém a propagação não era das melhores, e consegui apenas ouvir alguns sons completamente impossíveis de serem “interpretados”. Bom, pensei, já que estou na chuva vamos lá. 50.110 USB, minha primeira chamada geral, e de fundo só conseguir interpretar a seguinte frase “no copy, no copy, again please”. Pronto, foi o suficiênte para que eu ficasse mais de uma hora movendo a antena pra leste e oeste, tentando o QSO tão sonhado. Infelizmente não houve condições de realizar o contato, mas não desanimei.
Atualmente o rádio fica em 50.110 SSB constantemente, e eu fico a espera de uma chamada. Tenho certeza que assim que a propagação de uma colher de chá, estarei aqui, mais uma vez, postando e compartilhando minha felicidade com todos vocês.
PU5AAD – ALISSON RANIERE BERKENBROCK
IMBITUBA – SC
GG51PS

pu5aad@gmail.com
Obs. Em anexo, fotos da antena direcional para 6 metros.

AnexoTamanho
antena1.jpg19.29 KB
antena2.jpg16.91 KB

CADE MEUS COMENTÁRIOS POSTADOS ONTEM?
aguardo manifestação
73

RICARDO
PU2OKE
GG66vl

PREZADO ALISSON PU5AAD

Há cerca de 02 anos, iniciei experimentos na Banda Magica, e sempre me surpreendo quando la, consigo um comunicado seja com o Caribe, seja com a Europa
Ja construi varias antenas para essa Faixa: Moxon, Yagi 02 e 03 elementos design de DK7ZB, Quadra Cubica de 03 elementos e agora Opero com uma Quadra Cubica de 02 elementos 50 mhz.
Aqui na Região Sudeste, as melhores condições para 6 metros SSB, são durante as estações da Primavera e Verão, Outono e Inverno, a banda praticamente fica morta.
Ja trabalhei nessa Banda em propagações do Tipo Tropo, TEP, F2, Esporadica e Multi esporadica, inclusive trabalhei somente com 15 watts, quando tinha um transcetpor QRP para faixa de 6 metros.
Alguns Cartões QSL podem ser vistos na minha pagina:
http://pu2oke-ricardo.blogspot.com/
Alguns videos estão nesse link:
http://www.youtube.com/user/PU2OKE
Algumas antenas que fabrico estão nesse link:
http://okeantennas.blogspot.com/
Hoje, opero com duas antenas para fiaxa de 6 metros
Yagi 03 elementos design de DK7ZB direcionada para Europa
Quadra Cubica 02 elementos direcionada para Norte
Yaesu FT 897, Mic Yaesu MD 100 A8X
Aguardamos novas aberturas e novas oportunidades, ontem ouvi algumas estações mais com ruido elevado, não pude fazer comunicados na banda Magica, mas vamos aguardar a propgação nos dar uma forcinha.
Bons experimentos.

73

RICARDO
PU2OKE
GG66vl

gostei destas antenas me manda os projetos

PREZADO OTONIEL

ME MANDE UM EMAIL QUE EU LHE ENVIO OS LINKS DOS PROJETOS DE ANTENAS PARA 50 MHZ

pu2oke@dxbrasil.net

AGRADEÇO O ESPAÇO DOS MANTENEDORES DO SITE PELA REPLICA E ARTIGOS PUBLICADOS

RICARDO
PU2OKE
GG66vl

ola meu amigo a poucos meses comprei um ft857d e ontem com uma antena plano terra dos 11
e um acoplador da voyager modelo VK123 fis um contato com duas estação de porto rico primeiro contato nessa banda agora vou dar jeito d fazer uma direcional pra ver se consigo mais uns contatos. um abraço e nos falamos por as frequencias
PU3KTM

. .

ATENÇÃO: O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade de seus autores e pode não expressar a opinião e posição do Rio DX Group.

Pesquisar

Navegação

Tags para este blog

    Blog sem tags

    Quem está online

    No momento há 1 usuário e 35 visitantes online.

    Novos usuários do site

    • PU1PAX
    • PU1LMN
    • PU1YTB
    • pu1vkg
    • PY4ME

    Divulgar

    Conteúdo sindicalizado