You are hereFIELD DAY 1º DE MAIO RIO DX GROUP

FIELD DAY 1º DE MAIO RIO DX GROUP


Porpy1zv - Enviado em 01 May 2007

Realmente Fantástico!!

Fantático, a única palavra que me vem à cabeça quando defino a operação do RIO DX GROUP no dia 1º de maio de 2007, para vocês entenderem o que passamos, um pouco das emoções sentidas segue um Breve relato.
O planejamento desta operação teste começou logo após a última operação ocorrida em Janeiro deste ano no Restaurante nas nuvens (veja na matéria abaixo), quando percebemos que o local apesar de ser fantástico para o sul do Brasil e também São Paulo, não tinha abertura para as outras regiões, podando as nossas possibilidades e fechando nossos horizontes. Diante destes problemas resolvemos procurar um novo local para a operação do CB 144, apesar de muitas opiniões contrárias mesmo dentro do grupo saímos em campo. O local tinha que ser alto, com abertura para MG e ES, além das que já tínhamos e ter fácil acesso. Resolvemos dar uma incursão na área do Cindacta 2 para reconhecimento, porém não conseguimos nem entrar ....... frustrados com o fracasso, estávamos retornando para Petrópolis quando observei este Centro de Convenções do Vale das Hortênsias, e pensei, acredito que aqui deva ter um mirante ou coisa parecida vamos entrar para conhecer? missão perdida mesmo porque não? Para não alongar muito, fechamos contato com o Sr. Arthur que muito gentilmente nos apresentou as instalações do bonito centro, e toda a sua estrutura que realmente é muito boa para qualquer evento. E para nossa surpresa (nem tanto!) um mirante, alias dois mirantes! Aproximadamente a 300m da estrutura do hotel o 1º mirante e a 700m, BINNNNNGOOO! 2º mirante, local com abertura de 330º a 1510m de altitude quase perfeito para nossa operação, faltando somente efetivar os testes de campo para ver as dificuldades logísticas. Assim foi fechado contato com o Gerente do Centro de Convenções do Vale das Hortênsias, Sr. Gilvan que prontamente nos atendeu sendo muito educado e solicito as nossas necessidades, e mostrando ser uma pessoa muito inteligente, com visão da grandiosidade do Radioamadorismo e percepção da sua grande penetração!

Chegando à proximidade da data do evento, escolhida a mais ou menos uns dois meses atrás, quando muitos colegas radioamadores anunciaram suas intenções de praticar um VHF FIEL DAY no dia 1º de maio, começamos a efetivamente correr com todo o material logístico, para que tivéssemos o menor quantidade de problemas possíveis.

Janiques PU1MEG providenciou o Grupo Gerador com toda a parafernália necessária para sustentação dos equipamentos operarem a plena carga rendendo os 100w possíveis, lembrando que tínhamos um dilema o material tinha que ser confiável e ao mesmo tempo leve para que a subida dos 700m de caminhada com uma inclinação bem aguda fosse transposta sem o sacrifício físico muito intenso, e nosso mentor de alimentação resolveu usar um gerador pequeno leve de 15 kg e colocar em flutuação uma fonte e uma bateria para dar estabilidade necessária, utilizando o gerador para alimentar a fonte/carregador de bateria, sistema que funcionou perfeitamente nas 6 horas de teste sem nenhuma falha. Ai é que a equipe começa realmente a funcionar, apesar de toda a conversa etc. quando chegamos ao morro diante das dificuldades e que o grupo começa a separar os homens dos meninos e a se agregar mais, o pessoal automaticamente começou a desenvolver funções que não tinham sido determinadas mais simplesmente necessárias como a montagem da barraca, capitaneada pelo Felipe PY1NB, a documentação com fotos pelo Marcelo PY1RY, assim como a presteza na montagem da antena do PU1TNT Felipe e do Miguel PY1LO.

Começamos a montar o sistema irradiante e os equipamentos, a antena utilizada foi um DK7ZB ( http://www.mydarc.de/dk7zb ) de 10 elementos adaptado o projeto por mim PY1ZV e confeccionado também pelo professor pardal PU1MEG o Janicão,levantamos ela a somente três metros de altura e o “nosso rotor a feijão”.

Vamos agora ao que interessa, montado o sistema de alimentação, e a Barraca (iglu para 6 pessoas da Capri), entramos no ar exatamente às 10h28min, (1 1/2 hora atrasados!) e já escutamos o pessoal do JAPY no Pico da Bandeira em contato com o J Marcio PY4OG, e daí em diante foi um frisson só, todo o pessoal queria operar e fazer os contatos empolgados pela possibilidade real e para alguns não vista ainda, a felicidade era geral pelo contato com o PY2ZX/PP1, experiente meu amigo Flavio foi pacientemente atendendo um a um, e eu observando via as feições de felicidade de cada componente do grupo, vendo o trabalho realizado gerando frutos. Já poderíamos desmontar e descer o morro pois todos já estariam satisfeitos, mais, ainda era 10:30hs e isso realmente era só o começo, em seguida veio logo um pile-up daqueles de colocar BS7H com inveja, Estações de São Paulo chamando freneticamente, a nossa parte de rigidez para a disciplina foi atropelada pela euforia da realização de um feito, aquela mesma euforia que quando um atacante faz o gol da vitória retira a camisa indiciplinarmente e joga para a torcida na comemoração, e foi um tal de deixa eu falar com ele também, deixa eu marcar com esse, etc e tal, como a condução dos contatos estavam fluindo e era “só” um field-day por que não?
E as horas foram passando, literalmente passando, enquanto o pile-up não parava, chegava MG, RJ, ES, PR, SC, realmente nos sentimos na Europa aonde o VHF é levado a sério, e os contatos continuaram em seqüência alucinante para o VHF, infelizmente o tempo começa a apertar e deveríamos nos retirar do local conforme acordado com a direção.

 

 


Concluindo toda esta atividade só vem a criar um marco, um divisor de águas, entre antes e depois do ano de 2007, o ano aonde o VHF-DX ressuscita no Brasil com qualidade, com operações multímodos, polarizações acertadas, a nível de 1º mundo, equipes com grande qualidade técnica e operacional, um dia realmente sem igual !!!
Agradeço aos colegas contatados, as equipes co-irmãs do JAPY DX GROUP, GRUPO DARDO DE VHF, AFFR e aos componentes do RIO DX GROUP que participaram direta e indiretamente na programação, planejamento e execução deste field-day, e lembro que estaremos do mesmo local com toda a artilharia e equipe completa operando a ZW1TT no CB 144 2007, convoco a todos os colegas que experimentem o VHF-DX, saia da mesmice, e venha operar colocar em prática tudo o que sabe ou aprender o que não sabe, ativar seu espirito de equipe ou explorar todas as possibilidades de sua estação e nada melhor do que um concurso aonde a capacidade técnica, ética e operacional do operador e da estação são colocados a prova.
Participe do CB144 2007 e sinta na veia o pulsar da emoção!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EQUIPE
PY1ZV – FÁBIO
PY1NB – FELIPE
PU1MEG – JANIQUES
PU1TNT – FELIPE
PY1LO – MIGUEL
PY1RY – MARCELO

Colaboradores no local
PY1AR – AMARILDO
PU1PCT – CESAR
CARLINHOS

SETUP DA ESTAÇÃO
ICOM IC-275 VHF ALL MODE
YAGI 10 ELEMENTOS 6M BOOM DK7ZB (HOME MADE)
GERADOR TOYAMA+ FONTE MONTEL+ BATERIA

CONTATOS
PY4OG GG78QN 70 KM
PY2ZX /PP1 GG99CN 276 KM
PU2MTM/PY4 GG99CO 279 KM
PY1PDF GG87DK 44 KM
PY2ENO/PP1 GG99CN 276 KM
PY2EU GG76DV 257 KM
PY2DIZ GG77JE 200 KM
PY2REK GG66NE 395 KM
PY2KCX GG66KI 413 KM
PY2RN GG66QJ 363 KM
PY2DA GG66OG 384 KM
PY2EJ GG66UM 326 KM
PY2MTV GG66VA 341 KM
PU2TIB GG66NE 395 KM
PP5XX GG53QW 671 KM
PU2WDV GG99CN 276 KM
PU2MAS GG77JF 199 KM
PY1KIH GG77WL 86 KM

Escutado ainda PY5HOT AS 10:38 com sinais 53

Grato
Fábio Hoelz
PY1ZV
Rio DX Group

Pesquisar

Navegação

Quem está online

No momento há 1 usuário e 90 visitantes online.

Novos usuários do site

  • PU7ASG
  • PY2ALC
  • PY9GC
  • py4vg
  • PY4DY

Divulgar

Conteúdo sindicalizado