You are hereBlogs / py1zv's blog / Alunos Futuros Radioamadores visitam repetidora

Alunos Futuros Radioamadores visitam repetidora


Porpy1zv - Enviado em 24 fevereiro 2008

Dando prosseguimento as atividades do Curso Para Radioamadores Petrópolis, uma parte da turma esteve hoje em uma atividade extra classe no morro da Bandeira no Morim em Petrópolis, uma visita para apresentar a repetidora 147.360 aos alunos do curso.

As 08:30 hs nos reunimos no ponto de encontro aonde cada um deixaria seus meios próprios e embarcaríamos nos transportes combinados, um Pajero TR4 do aluno PU1MBU Alexandre e a Kombi do nosso também aluno Paulo PU1VHF, a famosa GENOVÉVA!!

Com todos embarcados seguimos caminho morro acima são 4 km de subida do ponto de encontro até o local do repetidor, uma subida bem íngreme e com muitos locais aonde não há calçamento, este percurso normalmente é feito em 40m devido a dificuldade de acesso ao local.

A subida transcorreu muito tranqüila, inclusive com o Paulo PU1VHF descendo algumas vezes da GENOVÉVA para auxiliar na manutenção da estrada retirando galhos caídos no trajeto, pois as chuvas vem castigando muito a região.

Chegando ao local do repetidor para muitos, a primeira vez participando de um evento assim, já ficaram muito empolgados com o local e a quantidade de cabines espalhadas causando uma poluição visual grande porém, para nós radioamadores aqueles emaranhados de antenas, cabos, torres, estais etc, é a visão de uma praia tranqüila no Caribe .... ou seja um paraíso. É um mundo para aguçar a curiosidade com tantos modelos e projetos diferenciados no local que não dá nem para responder a tantas perguntas que fluíam naturalmente.

Valério PY1WZ, chegando a nossa cabine, convidou aos alunos a chegar mais perto na medida do possível da repetidora em sí, para dar explicações mais detalhadas do funcionamento da nossa menina, explanou com muita propriedade sobre a função dos filtros de cavidade e sua importante missão de evitar que, em um local muitíssimo poluído, receba interferências de outras estações vizinhas instaladas naquele sítio, aproveitando o assunto, mais tarde para demonstrar esta importância fizemos um by-pass somente nas cavidades do receptor e foi marcante para todos presentes o quanto atua este equipamento em pró da filtragem , quando retirada o receptor recebia incontáveis batimentos e interferências e o que tornaria simplesmente impossível o funcionamento da estação repetidora.

Ainda nesta palestra, foi mostrado a todos o funcionamento da controladora que é o cérebro da máquina assim como as suas ligações junto ao transmissor e o receptor, o comando da ventoinha e o sistema de alimentação backup.

Terminado esta fase, passei a uma pequena explanação sobre a escolha do sistema de antenas, e a como foi confeccionada as duas antenas direcionais de 3 elementos Yagi e um pouco sobre fasamento de antenas, a escolha por este sistema veio por intermédio de dois motivos principais:

A necessidade dos radioamadores do interior do município de Petrópolis e do município de Areal de ter uma repetidora que os atendessem com qualidade, que infelizmente nunca até então tinha acontecido, tendo assim a integralização de toda a região;

E a configuração geográfica não só do local como da região que teríamos uma grande parte da energia irradiada pela antena sendo absorvida pelas encostas na parte de a sul e sudoeste da cabine, sendo assim para otimizar o ganho foi seguido um artigo do Antena Book da ARRL em que o autor relata experiências com estações instaladas em montanhas muito próximas do litoral e em sua crista militar que quando utilizadas antenas verticais tinham sua área de cobertura diminuídas devido aos bloqueios naturais e principalmente ao pouco trecho a ser coberto entre a montanha e o mar em relação a faixa de terra para o interior, quando li pela primeira vez este artigo, transportei para o local da cabine do repetidor os comparativos entre as características das experiências realizadas e o nosso local sendo eles muito parecidos e resolvi aplica-los.

Voltando ao assunto deste post, estivemos durante mais de 2 horas em contato com muito radioamadorismo, levando para os mais experiêntes um orgulho grande de poder compartilhar com os novatos informações que muitos trancam a sete chaves, e para os mais novos no radioamadorismo, creio uma oportunidade ímpar de absorver através da interatividade com o local e a repetidora, exemplificando e demonstrando na prática o quanto este hobby tem a oferecer, muito além de um belo painel do radio e do microfone.

Para finalizar queria cumprimentar a todos os alunos que estiveram presentes dando combustível para que continuemos a trabalhar em pro da formação de voces e que a partir não tenho mais dúvidas que teremos uma ótima safra radioamadorística com muito amor ao hobby, aproveito também para agradecer ao Valerio PY1WZ que em um domingo de tempo feio saiu do seio de sua família para estar junto conosco, ao Paulo PU1VHF que após uma jornada de trabalho no período noturno, levou a maioria da turma em sua briosa GENOVÉVA até o topo, e ao Alexandre PU1MBU que também levou em seu carro outra parte da equipe.

 

Estiveram presentes:

PY1WZ VALÉRIO

PS8MIT MEDEIROS

PY1ZV FÁBIO

e os alunos:

CESAR, THIAGO, MENDES, CARLOS, ALEXANDRE, PAULO e FELIPE

 

73´s

Fábio

PY1ZV

olá amigos ! gostaria de parabenizar a todos voçes intuziastas do radioamadorismo, pessoas que se dedicam de de corpo alma e coração ao nosso hobby. pessoas que muitas vezes abdicam de estar com a familia para fazer manutenção em repetidoras ou ajudar um amigo a levantar uma antena , que se dispõem como voluntário a ministrar cursos para mudança de classe . Aos que se dedicam ao estudo, e procuram melhorar seu conhecimento como radioamador.Parabéns aos futuros radioamadores ! A todos voçes meu muito obrigado ! por manter nosso hobby "vivo" !

Ótima matéria.Todos tinham que conhecer uma repetidora, para ver o trabalho que é para mantela em funcionamento.

. .

ATENÇÃO: O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade de seus autores e pode não expressar a opinião e posição do Rio DX Group.

Pesquisar

Navegação

Tags para este blog

    Blog sem tags

    Quem está online

    No momento há 1 usuário e 42 visitantes online.

    Novos usuários do site

    • PU1PAX
    • PU1LMN
    • PU1YTB
    • pu1vkg
    • PY4ME

    Divulgar

    Conteúdo sindicalizado