You are hereBlogs / PY1ZV-0's blog / ZW1C no AVHFC 2013...Pinguins team o retorno ao cume!

ZW1C no AVHFC 2013...Pinguins team o retorno ao cume!


PorPY1ZV-0 - Enviado em 07 May 2013

Este ano a ZW1C equipe pinguim foi reunida uma vez mais para operar no Pico do Couto durante o AVHF contest de 144 e 50mhz promovido pelo Grupo Araucária ( www.araucáriadx.com ),  após uma boa participação em 2009 e em 2010 do Pico do Couto das instalações do DTCEA, este ano voltamos ao local para mais esta operação.

Tudo começou durante o  A idéia de voltar ao Pico do Couto apra um conteste já vinha sendo  ventilada a tempos, até que durante o Concurso Verde e Amarelo na operação da PY1WZ, a ideia ganhou força para que fizéssemos mais uma operação daquele local.

Decididos começamos a planejar e enviamos uma solicitação ao DCTEA apra que pudessemos com a autorização em mãos tocar  os projetos logísticos e operacionais que envolve uma dxpedição.

o Grupo se formou inicialmente com os radioamdores PY1WZ Valério, PY1ZV Fábio, PU1MKZ Fernando, PU1KVA Fabricio e PU1VIT  que prontamente se voluntariaram para participar do evento, e após o Fábio PY1ZV contacta-lo e após longo período afastado do radioamadorismo juntou-se ao grupo o PY1JPT Anderson que é também filho de Petrópolis, mais atualmente reside e trabalha em Três Rios.

Com a equipe Fechada começou a troca de emails  e contatos para otimizar a estação e a logistica que envolveria, isso mais de 2 meses antes da operação, verificando quais seriam os setups definidos, o que já tinhamos e o que deveriam adquirir e implementar, normalmente em uma opperação desse porte os equipamentos utilizados são os de posse dos componentes da equipe que disponibilizam para uso um a um e o quebra-cabeças  da estação vai sendo montado.

 

Este ano resolvemos confeccionar 4 LFA´s de 7 elementos para testar o projeto do colega Britânico Justin G0KSC ( http://www.g0ksc.co.uk/7el-144mhz-ln-lfa.html ) projeto escolhido pela simplicidade e principalmente pelo baixo nível de ruído que é atribuido a este projeto,  e assim foi feito, o encarregado de confeccionar as antenas foi o Fenrando PU1MKZ, por já estar familiarizado com este projeto e com outros, tendo soluções e habilidades para confecioná-las com a qualidade que desejavamos para uma operação deste nível.

 

 

Apesar de termos confecionados as 4 antenas ficamos na dúvida de valeria a pena utilizá-las as 4 em fase ou duas  + duas separadas, e chegamos a conclusão em formar dois conjutos seria mais versátil operacionalmente.

 

Juntamos as tralhas todas no dia 01 de maio aproveitando o feriado, e fechamos entre nós o que estava faltando para nossa operação, demos tamnha atenção a parte operacional que acabamos nos esquecendo da parte de logística de rancho e suporte, dai foi uma pequena correria e o Vitor PU1VIT ficou encarregado dos lanches e o Anderson PU1JPT se voluntariou a levar uma panela de Arroz elétrica e coma  ajuda excepcional de sua esposa Eliane que teve a maravilhosa ideia de confeccionar quentinhas  com as carnes para juntarmos ao arroz que seria cozido na região, excelente ideia  claro, e a Sra Eliane voluntariamente confeccionou e com maravilhosa qualidade esses complementos que alem de deliciosos ficaram excepcionais, fica aqui o agradecimento pela bela idéia e principalmente pelo voluntarismo na cocção dos alimentos que foram um dos pontos altos da operação.

 

 

Vamos continuar afinal de contas não fomos ao pico do couto somente para comer do bom e do melhor, mais sim para fazer os QSO´s no AVHFC... 

Chegado o dia da operação, nos reunimos na casa do Fernando para resgatar as antenas e mais alguns componentes das estações , enquanto outra parte da equipe reunia a outra parte do material, e as 14:40 minutos estávamos começando a subída para o Pico do Couto rumo a nossa base de operações.

Chegamos ao nosso destino as 15:30 e após as identificações de praxe da guarda  local, nos encaminhamos para o "meteoro" espaço designado para nossa operação, desembarcamos todo o material e começamos a montagem das antenas, isso já por volta das 16:00hs.

Terminamos primeiro de montar  o sistema de 50mhz que constituiu em uma direcional OWA de 5 elementos

alimentada com cabo cellflex de 1/2 polegada, com 20metros de cumprimento levando até a estação aonde se encontrava um TS 480 que foi nosso equipamento titular de 50mhz,.

 

Notem que para cada posição de operação tinhamos um lap top em rede com os demais, fazendo a atualização  atravez do suporte do N1MM para rede e este fim, fácil e simplex funcionou perfeitamente.

Quando conseguimos terminar de colocoar a primeira antena eram quase 18hs local e fui ao radio para testar in loco o funcionamento do sistema irradiante, e assim que ligamos em 50mhz era uma chuva de Canadenses na banda mágica, foi uma festa com o pessoal aproveitando para "matar" uns DXCC´s na banda mágica, uma pena esta abertura ter acontecido fora do conteste e no sábado não se repitir.

 

A estação de 144 MHz ficou pronta bem mais tarde por volta do início das 21hs e colocamos somente um conjunto no ar, e deixamos apra o dia seguinte o segundo conjunto.

 

com o atraso acabamos perdendo o sprint incial e entrando sometne com 42 minutos do conteste em curso, fato este que não acredito ter mudado muito nosso resultado final pois rapidamente fomos recuperando o terreno com uma ótima propagação para GG66 e GG77 os contatos foram se suscedendo e o terreno perdido sendo recuperado.

 

Infelizmente o sábado não obtivemos o mesmo rendimento da sexta e madrugada de sábado, ao que parece a propagação ainda continuava pois escutávamos as mesmas estações do dia anterior em Grids mais difícéis mais o volume era quase nenhum de vnovos contatos, mais ainda assim fomos garimpando os QSO`s em 50 e 144 mhz. até o domingo as 16 hs UTC quando terminamos nossa participação e desmontamos acampamento e as estações, já saudosos da operação e planejando as melhorias a serem implementadas para 2014.

Nossos números:

QSO´S LIVRES - 157

QSO´s VÁLIDOS - 134

QSO´S 144  MHZ - 105

QSO´S 50MHZ - 52

 

GRIDS TOTAL - 26

GRIDS 144 MHZ - 14

GRIDS 50 MHZ - 12

 

GRIDS 144MHZ 50MHZ TOTAL
GG52 3   3
GG54 1 1 2
GG55 1 1 2
GG56 1   1
GG59   1 1
GG66 20 11 31
GG67 14 2 16
GG68 2   2
GG76 8 1 9
GG77 22 9 31
GG78 3 1 4
GG87 18 16 34
GG88 7 4 11
GG89 4 3 7
GG98 1   1
HM68   2 2
  105 52 157

Ótimo fim de semana em companhia muito agradável, fazendo o melhor pelo nosso hobby, pesquisando, realizando  e competindo, nada melhor que exercítar este triangulo do conhecimento e da motivação, pilares que desenvolvem radioamadores de elite.

 

Gostariamos de Agradecer ao Comando do DTCEA-PCO - DESTACAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO PICO DO COUTO, pela acolhida suporte e amizade que nos foi dedicada desde o primeiro contato, e esperamos poder usufruir por mais vezes desse incomparável espaço para pesquisas de propagação.

 

EQUIPE PINGUIM 2013, Faltando nosso grande amigo e colaborador PY1WZ Valério!!

 

TU amigos !!!

 

 

BOM DIA IRMÃOS E AMIGOS (AS) RADIOAMADORES (PINGUINS) DE PETRÓPOLIS. PARABENIZO A TODOS VOCÊS DA EQUIPE E PRINCIPALMENTE AO MEU PRIMO VITOR. SAIBAM QUE A SABEDORIA É DOM DE DEUS EM VOSSAS VIDAS. NO MOMENTO QUE A EQUIPE ESTEVE NESTA MONTANHA ABENÇOADA DO PICO DO COUTO, VOSSAS PESQUISAS SERÃO BEM SUCEDIDAS, COM GRANDES RENDIMENTOS. CONFIANTES SEMPRE, PORQUE VOCÊS SERÃO SEMPRE VITORIOSOS.
DEUS VOS ABENÇOE.
UM FORTE ABRAÇO A TODOS.
Sgt R/1 Cabral.

Valeu Cabral!!

Alô Equipe dos Pinguins - ZW1C. Com saudades da turma, li os comentários da operação deste ano e fiquei com inveja por não estar tomando parte da Equipe. Fiquei me matando de tanto chamar em Canoas, tanto em 6 como em 2 metros. Não fiz um unico contáto, nem mesmo local. Não sei para onde foram os RA's do RS, PR e SC, sem contar os demais. Também, a propagação aqui no sul, para VHF ou UHF é para matar qualquer um... de desânimo. Ahhh... apanharam para os gordurames é? Faltou o PY1EJ para quebrar o galho, não é? Não há de ser nada, no ano que vem será bem capazxe estar na Equipe dos PINGUINS. Até lá e boa sorte. Aquele abraçoooooooooo!

Valeu Amorim!!

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
A questão a seguir é para validar se você é um ser humano ou um computador.
Image CAPTCHA
Digite o que está escrito na imagem acima.

. .

ATENÇÃO: O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade de seus autores e pode não expressar a opinião e posição do Rio DX Group.

Pesquisar

Navegação

Tags para este blog

Quem está online

No momento há 1 usuário e 48 visitantes online.

Novos usuários do site

  • PU7ASG
  • PY2ALC
  • PY9GC
  • py4vg
  • PY4DY

Divulgar

Conteúdo sindicalizado