You are hereBlogs / PY1RO's blog / Uma nova cura para o ruído de linha

Uma nova cura para o ruído de linha


PorPY1RO - Enviado em 10 November 2009

Sou honesto em admitir que fui nem um pouquinho convencido que essa antena ia resolver o meu problema de ruído de linha em 40metros!

 

Mesmo assim, como não via nenhuma outra saída a não ser desistir por completo do radio, resolvi montar essa versão “econômica”, com gastos mínimos, só pra ver “qual é”.

 

Mas vamos por partes:

 

Tendo ocupado praticamente todo espaço no QTH com um stack de duas yagis de 8 elementos para 6m, e tendo perdido a paciência com o ciclo 24 que não quer iniciar, resolvi ativar 40 metros com uma GP em cima do telhado. A minha ingrata surpresa foi um ruído de linha constante de S8-9 que não pára nem com a mais forte das chuvas. Só as estações mais fortes puderam ser copiadas.

 

Zé Carlos, N4IS, vinha me falando há tempos das experiências dele com essa nova antena de recepção, a Waller Flag, que pode ser montada horizontalmente ou verticalmente, e que por isso chamamos a HWF e VWF, só que ele as usa principalmente em 160m com resultados que deixam os donos das famosas antenas Beverage com água na boca, e ocupam um espaço muito menor, além de serem giratórias!

 

Seguindo as sugestões do Zé, montei a minha HWF (essa versão DEITADA serve principalmente para eliminar o ruído de linha) com 5 metros de cada lado. Veja fotos dela abaixo. Ela está montada na base da GP, a cerca de 8,50m do chão.

 

O desempenho dela de praticamente eliminar o ruído de linha e captar os sinais fracos de DX, é simplesmente inacreditável. Estou anexando arquivos de áudio nos quais comuto algumas vezes entre a GP e a HWF, sem mudar nenhum controle do receptor. Ouçam vocês mesmo! Os arquivos estão no rodapé desta página.

 

O resto da história é simples. Estou me divertindo a bessa, desenferrujando o CW parado há anos, e caçando o DX com apenas 100 Watts. A adaptação do linear para 40m ficou para o ano que vem. Já estou com 95 paisinhos trabalhados!

 

Quanto à HWF, no meu caso ela consiste de um simples loop quadrado, deitado, com laterais de 5 metros. Precisa ainda de uma resistência de uns 1000 ohms (não precisa ser não-indutiva) e um par de transformadores toroidais. Esses podem ser difíceis de serem obtidos no Brasil, mas o Zé Carlos se dispõe a ajudar a quem precisar. Os transformadores servem para acoplar a linha de transmissão que é uma linha balanceada de 100 ohms, cuja versão mais simples consiste em usar um dos 4 pares de um cabo categoria 5 de rede de computador!

 

Enfim, as outras variantes dessa antena são a versão vertical e a de dois elementos, e de tamanhos variáveis, cada uma tendo aplicações específicas. Além disso continuam surgindo novos desenhos volta e meia. É uma antena ainda não muito conhecida, mas de resultados extremamente surpreendentes. 

 

Vejam os seguintes links para informações adicionais:

 

http://www.angelfire.com/md/k3ky/page37.html

 

http://picasaweb.google.com/Fred.py2xb/FlagRX2009?feat=directlink

 

http://www.n4is.com

 

http://www.n2nl.net

 


 

Os 4 bambus formando uma cruz que sustenta o quadro deitado de 5 x 5 metros, montado logo abaixo da base da Ground-Plane (uma vertical de ¼ de onda)

 


 

A HWF vista de um outro ângulo. A “mancha” suspensa pelo fio mais alto na foto é a resistência de terminação de 1000 ohms. O balun que acopla o cabo de 100 ohms de descida pode ser visto logo acima do cume do telhado.

AnexoTamanho
LSB.mp3235.52 KB
A65BE.mp3126.07 KB
LZ2VU.mp3121.27 KB

O mesmo em 160, mas lá tenho escutado poucos sinais. Ela deve ser pequena mesmo para 160. As cachoeiras desanimam.....ainda bem que em 40m não estão muito fortes. armani ar5905 watch

O mesmo em 160, mas lá tenho escutado poucos sinais. Ela deve ser pequena mesmo para 160. As cachoeiras desanimam.....ainda bem que em 40m não estão muito fortes. O mesmo em 160, mas lá tenho escutado poucos sinais. Ela deve ser pequena mesmo para 160. As cachoeiras desanimam.....ainda bem que em 40m não estão muito fortes.

Gostei pois tenho omesmo problema . . . mesmo morando longe das cidades !!!

Poderia me mandar o projeto vou tentar fazer uma pois meu MFJ tambem nao ajuda quase nada

73

jaime

A noise can be really annoying for people. As for me I always have a terrible headache after noise.

Hola! Se han sugerido una gran idea es este ruido constante que me irrita, así como las influencias de mi mal essay writing. Probablemente, voy a tratar este método el otro día.

Rolf,
Acho que estarei montando uma no sitio em Duque de Caxias.

I am back

Rick
PY1VOY

Bom dia Rolf, sei que o topico está a tempos no ar mas gostaria de lhe fazer uma pergunta, como você fez os transformadores? Entendi que existe um ligado ao quadro que vai para a linha de 100R (9 para 1) e depois da linha de 100R para o radio deve ir outro (balun 2 para 1?). Como você fez estes? Estou pretendento montar uma com uns 5X3 e fazer uns testes, meu maior interesse são os 40 metros. Obrigado e um forte 73.
PY5KC
Alessandro

Amigo,

 

Moro em apartamento e tenho uma antena dipolo rigida para 10-15-20, seria possivel vc me enviar o projeto dessa antena, pois preciso de algo assim.

 

Obrigado, 73.

Começei a sentir falta de ter a flag giratória para poder escutar os sinais que vem do sul. Certo, são poucos, mas é frustrante escutar os outros trabalhando um DX e você nem copiar.

A ideia então foi de fazer uma pequena modificação que invertesse eletricamente o quadro. Dois relezinhos duplos tipo 16 perninhas para circuito impresso resolveram a questão. Uma caixinha de controle junto ao centro da flag contém os dois relés e o resistor que passou a ser de 100 ohms (era 1000). Lá onde ficava o resistor de 1000 ohms, agora tem um transformador toroidal de 9 : 1 e uns 2,5 metros de linha par trançado de 100 ohms (a mesma usada como linha de descida) até a caixinha de controle. Do lado oposto, onde ficava o xfmr de 9 :1 acoplando a linha de descida, esse xfmr continua lá mas a linha agora também vem até a caixinha de controle. Nessa caixinha de controle, fica facil comutar entre norte e sul, e cheguei a notar descriminação de até 6 unidades S em determinados sinais,  já diferença nenhuma em outros.  Isso, segundo nosso gurú  Ze Carlos (N4IS), se deve ao angulo vertical de chegada do sinal.

Rolf PY1RO

bn

amigo me mande projeto da mesma

Muito bom mesmo Rolf, notei que a sua é uma simples flag? ou no meio do quadro esta os dois elementos?
Estou tentando montar uma k9ay mas acho que ésta é bem mais simples e funciona 100%.
73...ext
Paulinho PY3OC

Oi Paulinho. É só mesmo UM quadro de 5 por 5 metros. A diferença entre um e dois quadros é que com dois você consegue dois nulos bem fundos (tipo 40 dB) de atenuação lateral. Isso serve para eliminmar sinais (ou estática ou ruído de linha) que entra a + / - 90º. Só que para isso a Flag tem que ser giratória. Vai ser meu próximo projeto, agora que já pude constatar que ela funciona! A Flag de um quadro único apenas tem uma atenuação pelas costas de uns 10 dB, ou seja, funciona razoavelmente em todas as direções, sem muita necessidade de girá-la.

Importante: para eliminar o ruído de linha ela tem que ser montada DEITADA, pois só assim os sinais que chegam com polarização vertical (entre eles o ruído de linha) são cancelados. Claro que sinais desejáveis com polarização vertical também serão atenuados.

73 Rolf

Muito bom Rolf, os audios gravados dizem tudo, é escutar ou não, e como comunicação requer a escuta, cheque mate.

À propósito espero que este seja só o primeiro post seu de muitos outros.

73´s
Fábio

Ola Fabio! TKS pelos comentários! Bem, vou manter esse assunto ativo, ajudando aos que realmente se interessam por montar uma.

Fte 73 Rolf

Achei os resultados muito bons de acordo com as gravações feitas. estou começando a pensar em fazer uma de verdade... O Zéca já esta falando nisso há algum tempo. vc testou em 80 ou 160 para ver se tem melhoria com essas dimensoes? O noise canceler, voce tentou com ele melhorar MAIS AINDA? a gente fala no chat mais tarde 73 Egon PY2BW

Grande Egon,

Bem, fiz essa justamente porque não consegui resultado nenhum com o ANC-4 em 40m. Tentei antenas de ruído de tudo quanto jeito e nada! O ANC-4 só funciona mesmo em 6m, mas mesmo assim ainda vou experimentar a HWF em 6m quando obtiver uns toroides adequados para essa freq.

Tenho tentado usá-la em 80 e 160, mas as cachoeiras aqui estão de matar. Em 80m tenho ouvido DX, mas não tenho como comparar a recepção com outra antena convencional. O mesmo em 160, mas lá tenho escutado poucos sinais. Ela deve ser pequena mesmo para 160. As cachoeiras desanimam.....ainda bem que em 40m não estão muito fortes.

falamos no chat sim.

73 Rolf

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
A questão a seguir é para validar se você é um ser humano ou um computador.
Image CAPTCHA
Digite o que está escrito na imagem acima.

. .

ATENÇÃO: O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade de seus autores e pode não expressar a opinião e posição do Rio DX Group.

Pesquisar

Navegação

Tags para este blog

    Blog sem tags

    Quem está online

    No momento há 1 usuário e 65 visitantes online.

    Novos usuários do site

    • PU7ASG
    • PY2ALC
    • PY9GC
    • py4vg
    • PY4DY

    Divulgar

    Conteúdo sindicalizado