You are hereBlogs / PY1JR's blog / UM EXEMPLO DE CHEFE ESCOTEIRO...

UM EXEMPLO DE CHEFE ESCOTEIRO...


PorPY1JR - Enviado em 06 fevereiro 2012

 

 

ADOLPHO JACOB BRETZ, nasceu em 12 de dezembro de 1906, em Petrópolis/RJ, e faleceu no Rio de Janeiro, em 23 de outubro de 1977.

Chefe Bretz tinha o radioamadorismo como hobby desde os tempos de juventude, tendo se filiado à LABRE – Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão em 15/05/1919. Desde então, varou noites em comunicação com todas as regiões do Brasil, fazendo amigos e prestando serviços a terceiros. Em especial colaborou com catástrofes de inundações de Orós e incêndios florestais no Paraná.

Em 1964, diversos radioamadores, liderados pelo PY1-CCD Santana, formaram um Grêmio de rádio junto ao 86º/RJ GE David Barros e convidaram Bretz a fazer parte. No início de 1965 sua atenção se volta para o Escotismo, interesse que culminou com a emoção da entrega do lenço ao seu neto Ricardo no dia de sua Promessa no Grupo Escoteiro do Grajaú Country Clube. Assim conheceu o Escotismo.

Todo o conhecimento e relacionamentos que possuía transbordaram para o Escotismo. Em maio de 1965, ingressou no 86º David Barros como Secretário, e, posteriormente, atuou como Relações Públicas até 1974. Foi Chefe de Lobinhos de 1967 a 1970, e Chefe do Grupo de 1970 a maio de 1977.

Teve atuação fundamental na fundação do PY1-EDB, prefixo pioneiro do Radioescotismo Nacional e do qual foi responsável junto ao Dentel desde 1971.

Sua participação entusiástica “Jamboree Mundial no Ar” – JOTA tornou-o conhecido nacional e internacionalmente.

Na qualidade de Assistente direto do Escoteiro Chefe da UEB, foi nomeado, em dezembro de 1968, Organizador Nacional dos Jamborees no Ar – JOTA, cargo que exerceu até 1973, quando teve que afastar-se por motivo de saúde. Em agosto de 1968 foi nomeado Coordenador Regional para o XI JOTA.

Em junho de 1972, foi nomeado Coordenador Nacional de Radioamadorismo da UEB, cargo que exerceu até Junho de 1977.

Em Julho de 1973, foi nomeado Presidente da Comissão Coordenadora Regional do XVI JOTA na Região da Guanabara.

Em setembro de 1973, organizou a “Rodada Sempre Alerta para Servir”, da qual é o Patrulheiro número 1.

Em dezembro de 1967, lançou a primeira edição do Jornal “O Guia”, órgão de divulgação do 86º/RJ David Barros, com circulação nacional e internacional, tendo sido o Jornal Escoteiro de maior circulação no País.

Esteve sempre ativo nas atividades escoteiras do seu Grupo, operando sempre a estação PY1-EDB no campo.

Recebeu as seguintes condecorações: Medalha Gratidão nos graus Bronze e Ouro, Cruz de São Jorge, Medalha “Maior Patriotismo GB” da Associação de Antigos Escoteiros, Diploma Menção Honrosa XV JOTA – Organização Nacional de Portugal , Condecoração da Associação dos Escoteiros da República Federal da Alemanha pelos relevantes serviços prestados ao intercâmbio mundial escoteiro e pela paz entre os povos.*

*Fonte: http://www.ccme.org.br/2008/08/05/adolpho-jacob-bretz/

 

Muito Bom junior e sempre bom relembrar grandes feitos de grandes pessoas

73´s

. .

ATENÇÃO: O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade de seus autores e pode não expressar a opinião e posição do Rio DX Group.

Pesquisar

Navegação

Tags para este blog

    Blog sem tags

    Quem está online

    No momento há 1 usuário e 98 visitantes online.

    Novos usuários do site

    • PU1PAX
    • PU1LMN
    • PU1YTB
    • pu1vkg
    • PY4ME

    Divulgar

    Conteúdo sindicalizado